ENEM tem disciplina valendo pontuação maior do que outras?
Esse assunto é um pouco tabu, principalmente para quem é professor, pois sempre se olha pra gente com um canto de olho como quem diz, ahhh, ladrão, puxando a sardinha pra brasa dele. Só Física que vale muito né?
Mas, o nosso leitor, o nosso membro do WhatsApp, o nosso inscrito no you tube, esse é que realmente merece a devida verdade contada. E a verdade sem mentiras é... sim. verdade. Algumas disciplinas valem mais que outras. Na verdade, não é bem a disciplina. Na verdade é a área. Não há como fazer essa avaliação por disciplina, com exceção de matemática que é completamente isolada. Vamos entender como isso ocorre.
QUESTÕES DE MOVIMENTO UNIFORME EM VÍDEO
AS QUESTÕES MAIS CLÁSSICAS DE CONCURSO
O ENEM utiliza o método de TRI ( Teoria de resposta ao Item). Item, basicamente, é uma questão. E é em todo um algoritmo espetacular, diga-se de passagem, para ter uma pontuação o mais justa possível para se avaliar o desempenho de um aluno. Se você acha que é algo simples, essa é a equação que gera sua nota.
Sim, eu sei. É assustadoramente incompreensível. Não vamos entrar nas minúcias das inversas exponenciais que contém a fórmula. Mas, vamos nos ater, no momento, apenas a questões de áreas. Na verdade, apesar de quantitativamente as áreas apresentarem um mesmo número de questões, qualitativamente isso não acontece.
O Método da TRI determina o valor médio da área em função da média de acertos ocorridas anteriormente. Vamos exemplificar. Imagine que Ciências humanas teve uma média de acertos de 32 questões. Então, se imaginarmos, por exemplo, que a nota 500 vai ser atribuída a 32 questões, acima desse número de acertos passará de 500 e abaixo desse número estará abaixo de 500, ou seja estará abaixo da média. Lembrando. É um exemplo numérico fictício.
Já vejamos Matemática. Se, por exemplo, o número médio de acertos de Matemática foi de 24 questões. Então, 500 pontos será atribuído, dessa vez, a 24 questões. Então, observe que para Matemática, bastará 24 questões, em vez de 32 como Humanas, para o aluno atingir 500 pontos. O mesmo raciocínio serve para as demais áreas.
Você deve estar se perguntando agora quais as áreas tem o maior ou menor número de acertos. Na verdade, isso pode se modificar de ano para outro. Mas geralmente, o menor número de acertos sempre está em Matemática. E o segundo menor número de acertos ocorre com ciências da Natureza, por ter três disciplinas pesadas como Física, Química e Biologia.
Ah, mas lembre-se de um detalhe. É importante que sua área em que você for melhor tenha uma relação boa com o curso que você deseja para você, pois muitas universidades mudam os pesos para as áreas, dependendo do curso que você deseja. Assim, por exemplo, se você pretende cursar engenharia, pode ser provável que alguma universidade use um peso maior para a área de Matemática e Ciências da Natureza, ao gerar sua pontuação final para concorrer.
Espero que essa forma simplória demais para explicar o algoritmo complexo da TRI tenha sido útil para que você entenda melhor como você deve focar seus estudos.
Foco, Força e Fé
Só vai dar aprovação.
By Ederçon Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário