quarta-feira, 27 de março de 2019


CORRENTE ELÉTRICA
A GUERRA DAS CORRENTES


Novo vídeo no nosso canal, abordando o estudo mais básico e elementar da corrente elétrica. Fazemos também, um breve passeio histórico sobre  a GUERRA DAS CORRENTES entre dois grandes gênios da história da indústria científica. Grandes amigos, e inimigos mortais - Thomas Edison e Nikola Tesla. Além de uma abordagem sobre os efeitos da corrente elétrica.

Bom estudo
Foco, Força e Fé

quarta-feira, 20 de março de 2019

ENEM tem disciplina valendo pontuação maior do que outras?










      Esse assunto é um pouco tabu, principalmente para quem é professor, pois sempre se olha pra gente com um canto de olho como quem diz, ahhh, ladrão, puxando a sardinha pra brasa dele. Só Física que vale muito né?





     
Mas, o nosso leitor, o nosso membro do WhatsApp, o nosso inscrito no you tube, esse é que realmente merece a devida verdade contada. E a verdade sem mentiras é... sim. verdade. Algumas disciplinas valem mais que outras. Na verdade, não é bem a disciplina. Na verdade é a área. Não há como fazer essa avaliação por disciplina, com exceção de matemática que é completamente isolada. Vamos entender como isso ocorre.


QUESTÕES DE MOVIMENTO UNIFORME EM VÍDEO
AS QUESTÕES MAIS CLÁSSICAS DE CONCURSO






      O ENEM utiliza o método de TRI ( Teoria de resposta ao Item). Item, basicamente, é uma questão. E é em todo um algoritmo espetacular, diga-se de passagem, para ter uma pontuação o mais justa possível para se avaliar o desempenho de um aluno. Se você acha que é algo simples, essa é a equação que gera sua nota.



       Sim, eu sei. É assustadoramente incompreensível. Não vamos entrar nas minúcias das inversas exponenciais que contém a fórmula. Mas, vamos nos ater, no momento, apenas a questões de áreas. Na verdade, apesar de quantitativamente as áreas apresentarem um mesmo número de questões, qualitativamente isso não acontece. 
      O Método da TRI determina o valor médio da área em função da média de acertos ocorridas anteriormente. Vamos exemplificar. Imagine que Ciências humanas teve uma média de acertos de 32 questões. Então, se imaginarmos, por exemplo, que a nota 500 vai ser atribuída a 32 questões, acima desse número de acertos passará de 500 e abaixo desse número estará abaixo de 500, ou seja estará abaixo da média.  Lembrando. É um exemplo numérico fictício.

      Já vejamos Matemática. Se, por exemplo, o número médio de acertos de Matemática foi de 24 questões. Então, 500 pontos será atribuído, dessa vez, a 24 questões. Então, observe que para Matemática, bastará 24 questões, em vez de 32 como Humanas, para o aluno atingir 500 pontos.  O mesmo raciocínio serve para as demais áreas. 

       Você deve estar se perguntando agora quais as áreas tem o maior ou menor número de acertos. Na verdade, isso pode se modificar de ano para outro. Mas geralmente, o menor número de acertos sempre está em Matemática. E o segundo menor número de acertos ocorre com ciências da Natureza, por ter três disciplinas pesadas como Física, Química e  Biologia. 

      Ah, mas lembre-se de um detalhe. É importante que sua área  em que você for melhor tenha uma relação boa com o curso que você deseja para você, pois muitas universidades mudam os pesos para as áreas, dependendo do curso que você deseja. Assim, por exemplo, se você pretende cursar engenharia, pode ser provável que alguma universidade use um peso maior para a área de Matemática e Ciências da Natureza, ao gerar sua pontuação final para concorrer.

      Espero que essa forma simplória demais para explicar o algoritmo complexo da TRI tenha sido útil para que você entenda melhor como você deve focar seus estudos.

Foco, Força e Fé
Só vai dar aprovação.

By Ederçon Costa

     



























OS RAIOS PODEM MATAR VOCÊ OU É SÓ SUSTO DOLOROSO?


Um resumo básico sobre o operacional de um raio e essa poderosa força da natureza que gera energias absurdamente gigantes.




QUESTÕES DE MOVIMENTO UNIFORME RESOLVIDAS EM VÍDEO
AS MAIS CLÁSSICAS DE CONCURSOS



sábado, 16 de março de 2019


UM RAIO PODE 
ME MATAR ?



     A tensão residencial entregue é de 110 ou 220 Volts, no Brasil. A tensão fornecida por um raio pode chegar a 128.000.000 volts. A corrente de uma tomada residencial pode variar entre cerca de 0,3 a 12 Amperes, dependendo do aparelho que esteja consumindo essa corrente. De um carregador de celular básico a um chuveiro elétrico. Inclusive, é essa grandeza, a corrente elétrica, que determina o que conhecemos como choque elétrico. Cerca de 0,5 A já é suficiente para para matar um adulto. A corrente gerada por um raio pode chegar a 200.000 amperes. Dói um pouco não dói? Quem já levou um choque, sabe. 
    A temperatura na superfície do sol se aproxima de 5.800º C. O entorno a um raio, essa temperatura pode ser 6 vezes maior. Esquenta.
   Então....acho que mata sim.
   Pra você ficar mais sossegado. O Brasil é campeão mundial de incidência de raios. Tendo caído 78 milhões em 2018 e mantendo uma média anual de cerca de 50 milhões. Mas a cidade mais atingida no mundo está na República Democrática do Congo, em Fiduki. 


QUESTÕES DE MOVIMENTO UNIFORME RESOLVIDAS EM VÍDEO
AS MAIS CLÁSSICAS DE CONCURSOS




   Como melhorar minhas chances ?

    Evite algumas coisas como estar em lugares descampados ou perto da água. Raios procuram pontos altos que se aproximem das nuvens. Em um descampado, você é o ponto mais alto. Então...´
    Isso explica porque os para-raios são sempre colocados nos topos de prédios e construções ou torres.
 
   Água não é um excelente condutor de corrente elétrica. Mas alguns componentes podem fazer com que conduza corrente elétrica, como cloro, sulfato de alumínio, entre outros. Então, péssima ideia estar por perto. Esquece isso de ... aí, adoro tomar banho na praia em dia de chuva. 


    Aparelhos eletrodomésticos, junto com a instalação elétrica podem integrar um excelente atrativo para raios, principalmente se tudo isso tiver um conjunto de aterramento, que também é este um dispositivo de segurança como o para-raios. Então, melhor desligar todos, pois uma corrente extrema pode danificar o funcionamento dos mesmos. Aumentaria o prejuízo.

O pára-raios, mais próximo das nuvens, apresenta uma ligação de aterramento para a terra. O aterramento (raios caem porque querem ir pra terra) e as pontas dos pára-raios (raios adoram superfícies metálicas e pontudas) são fortes atrativos para esses menininos cheios de energia. Assim, eles seguem o caminho oferecido pelo pára-raios, para chegar a terra, e evitam atingirem outros locais da construção ou  ao seu redor
    









Dentro de carros e dentro de aviões


    Dentro é seguro, pois pelos conceitos da Gaiola de Faraday, as cargas elétricas tendem a se depositarem em superfícies externas de caixas metálicas. No avião, acontece o mesmo. Já do lado de fora, tocar essas superfícies, pelo lado externo...péssima ideia.



  Então, não existe essas coisas de um raio caiu sobre minha cabeça por 7 vezes. Uma vez é suficiente para por termo a uma vida. Foi o caso de Rosângela Biavati, de 36 anos, que aproveitando as férias no litoral de São Paulo, em 2014, infelizmente, veio a óbito depois de ter sido atingida, mesmo por um raio de pouca intensidade. A imagem foi captada por um fotógrafo que fazia imagens da praia no exato momento da descarga. Um momento ímpar e raro, já que um raio descarrega entre 0,2 e 0,5 segundo.



Flagrante do exato momento da descarga em Rosângela, no Guarujá, São Paulo.
Foto: Rogério Soares ( A tribuna)
Matéria sobre o caso, no G1, 2014



Onde estou seguro?

  Dentro de casa ou prédio. Mas de preferência, longe de janelas e portas. Desligue os equipamentos elétricos, inclusive os de alta potência, pegue um carteado, dominó ou banco imobiliário e passe um bom tempo sem tecnologia ( Não. Celular não tem problema se não estiver no carregador), pelo menos até que a tempestade se acalme. Afinal, seguro morreu de velho e desconfiado ainda tá contando a história.  

By Ederçon Costa





















quinta-feira, 14 de março de 2019





Pessoal, boas notícias!!
Finalmente, o link da plataforma do CÓRTEX está ativado. Aqui, segue o link do nosso primeiro aulão. Você tem aqui QUINZE (15) QUESTÕES CLÁSSICAS DE MRU (MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME), resolvidas detalhadamente, TODAS ESSAS RESOLUÇÕES COMENTADAS EM VÍDEO, por mim mesmo. Fiz questão de resolver todas, comentando em riqueza de detalhes e com muita tranquilidade, para que você possa acompanhar e entender todas essas resoluções. Segue o LINK PARA ADQUIRIR ESSE SUPER AULÃO. O preço, pode verificar, dá até vergonha de comentar. Barato normal não. Bons estudos e Foco, Força e Fé! Só vai dar aprovação!













domingo, 3 de março de 2019


O GAUSS SE TORNOU APENAS EDUCAÇÃO ON LINE?
POR QUÊ ?


Por que o GAUSS migrou para uma EaD?


      Por que o GAUSS ISOLADO DE FÍSICA abandonou quase que por completo suas aulas presenciais? Por que agora se tornou um curso preparatório à distância?
      Algumas coisas são inevitáveis. Disseram que os vinis jamais seriam substituídos pelos CDs. Ninguém nem imaginava que ainda viria os pen drives para atropelar os dois. As fitas de vídeos VHS nunca deixariam o mercado por causa de um DVD. Charretes nunca seriam substituídas por esses tais de carros. Todos foram. Algumas coisas, sim, são inevitáveis. E vão acontecer. E acredite. Vão acontecer quer você queira ou não, quer você concorde ou não. Advogados e médicos, como são vistos hoje, vão sumir. A IBM testou sua rede neural de advocacia que apresentou um desempenho melhor do que um conjunto de advogados. Já surgiu algo parecido com os médicos. 
 
 Urbano Vitalino: diretor-executivo Christiano Sobral usa sistema com IBM Watson (Eudes-Santana/Divulgação)

Fonte: Revista Exame 

IBM ajuda advogados brasileiros






    O carro da Google cruzou  boas distâncias dentro do país, sem infrações, sem problemas e...sem motorista. Sim, o motorista profissional , no futuro, vai sumir. 




  
Os carros autônomos da Waymo, divisão de veículos sem motorista do Google

   As pessoas vão ser alocadas em outras profissões que ninguém sequer sonha ousar pensar hoje. E o professor, com certeza, não vai ser diferente. Ele não vai sumir, evaporar. Mas vai sofrer mutações. E apesar da grande resistência da classe, do pulso bradando no ar ferozmente, apesar do estrebuchado, não há o que fazer. Essa profissão vai sofrer profundas modificações. E quem não sofrer mutações para se adaptar ao novo mundo, será engolfado e atropelado sem piedade.

      O crescimento do EaD é indiscutível, como se pode ver nesses números publicados na revista Veja
    Cerca de 1,5 milhão de brasileiros optam pelo ensino a distância — 18,6% das matrículas totais. Em 2004, eram apenas 60 000, 4,2% do total. O número de ingressantes nessa modalidade no ensino superior cresceu 21,4% de 2015 a 2016 e já representa 28% dos novos alunos. Por outro lado, a quantidade de alunos que entraram em vagas presenciais em faculdades sofreu retração de 3,7% no mesmo período.

    Veja os gráficos completos da revista Veja:

https://e.infogr.am/1plr3p93pk36zmfqr0p5d5wpn7bzk3pyp9x?src=embed


      Nós, pessoalmente, tivemos sempre o intuito de levar e democratizar o ensino da Física para o maior número de alunos possível. Isso, se tornava difícil quando ficávamos limitados a uma sala de aula. Salas essas que tiveram variações de cerca de 30 a 100 alunos. Número máximo atingido por nossas turmas. E a limitação geográfica também era um inconveniente. Enquanto o Brasil inteiro poderia precisar de um serviço de ensino de Física, especializado para concursos, nós só conseguíamos atender Natal e grande Natal, local de fundação do isolado. Nem mesmo o nosso estado por inteiro, até pequeno por sinal, nós conseguíamos atingir. Isso sempre gerou uma certa frustração. Precisávamos resolver.

    Quando publicamos o nosso canal de Física, O CÓRTEX, tivemos 100 inscritos em 24 horas. Eu sei. É ainda muito novo e pequeno. Mas, em um mês,  já foi muito mais que nossa maior sala de aula que já tivemos, no modelo presencial. Os custos para isso, zero. E quando observamos estatísticas do movimento em todas as mídias, tivemos acessos nos Estados Unidos, França e pasmem... Ucrânia. Então, vimos que essa era a receita. 

    Assim, essa matéria é um pouco para falar das grandes mudanças acerca das evoluções que vem ocorrendo em todas as áreas  de atuação, mas também para dar satisfação aos nossos alunos que nos questionam ainda à procura de nossas aulas presenciais. Elas estão absolutamente extintas? Não. Ainda teremos. Mas na forma de super aulões pontuais que ocorrerão no decorrer do ano. Para estar informado, não esqueça de estar inscrito no nosso canal, seguem os links, e de fazer uso profundo da nossa plataforma, para que esse professor continue podendo bancar o Danone de Enzo, o mais novo, que come feito uma forrageira. Ajuda aí, pessoal! Vai lá!


CÓRTEX - O CANAL DE FÍSICA
ACESSE NOSSO CANAL CÓRTEX











sexta-feira, 1 de março de 2019

ELETRICIDADE NO ENEM

COMO DEVO ME PREPARAR?



A parte de Eletricidade é a parte de Física que corresponde ao conjunto de assuntos vistos, comumente, como assunto da 3ª série do nível médio. Apesar de que, hoje, devido a intensa preparação para ENEM, é comum que boa parte seja vista antes mesmo, na 2ª série, a fim de liberar tempo no pré para uma preparação mais intensa, focada em revisão.  
        De qualquer forma, o conteúdo de Eletricidade se divide em três partes: ELETROSTÁTICA, ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO.  Como o aluno deve se preparar nesses conteúdos? Como ele deve focar? Deve dividir igualmente? Ou focar mais em um do que em outro?

        Para sanar essas angustiantes perguntas, fizemos um levantamento das questões de eletricidade ENEM dos últimos anos.  Coletamos um total de 77 questões. Questões do ENEM padrão (45 questões), ENEM 2ª aplicação ( 8 questões) e ENEM PPL (24 questões). Analisamos cada questão e obtivemos a seguinte distribuição:





      Observando os números de questões nos três eventos do ENEM, não há o que se discutir, ELETRODINÃMICA é a que mais incide. Chega a 84,44% das questões no ENEM TRADICIONAL, 87,50% das questões no ENEM PPL e, em menor índice, 50% do ENEM em 2ª aplicação. Mas indiscutivelmente é o primeiro assunto que o aluno deve se debruçar para dominar dentro da ELETRICIDADE.

      Já na contra mão, o assunto que deve-se analisar se realmente vale a pena destinar muitas horas de estudo para dominar, no evento ENEM TRADICIONAL, é ELETROSTÁTICA. Essa só aparece 2,22% das questões. Já para o ENEM PPL, essa diferença já não é tão acentuada, mas ainda assim muito baixa, com 12,50%. 

    O quesito ELETROMAGNETISMO deve-se analisar qual o evento que se considera. Para o ENEM TRADICIONAL, com certeza, seria o segundo colocado em incidência,com 15,56 %. Uma porcentagem que não vale a pena desprezar como se é possível fazer com Eletrostática. Já para quem concorre ENEM PPL, é tão desprezível que nunca apareceu.Perdendo inclusive para Eletrostática.

Então, se ainda não tinha se planejado tomando esses números como referência, é bom refazer seu plano de estudo para Eletricidade. Até porque se você está disponibilizando o mesmo tempo de estudo para Eletrodinâmica e Eletrostática, por exemplo, você está incorrendo num risco crasso estatístico.  

    Boa sorte. Bons estudos
    Foco, Força e Fé.

VISITE O NOSSO CANAL NO YOUTUBE,  O  CÓRTEX - O CANAL DE FÍSICA
SUPER VÍDEO AULAS DE CONTEÚDO PARA VOCÊ SE TORNAR MUITO MAIS COMPETITIVO E CONQUISTAR SUA VAGA ENEM



VISITE NOSSA PLATAFORMA DE BATERIA DE EXERCÍCIOS NA NOSSA PLATAFORMA. LÁ, VOCÊ ENCONTRA UMA SÉRIE DE LISTAS DE EXERCÍCIOS ACOMPANHADAS DE VÍDEO AULAS COM EXPLICAÇÕES, PASSO A PASSO, DAS RESOLUÇÕES DE TODAS AS QUESTÕES

SEGUE UM LINK PARA NOSSO AULÃO DE FUNDAMENTOS DE CINEMÁTICA E MRU